É muito difícil prevenir ou tratar a obesidade de maneira eficaz. Os estudos a longo prazo demonstram que entre 80% e 90% dos indivíduos voltam ao seu peso inicial depois do tratamento, estas taxas de reincidência são semelhantes entre jovens e adultos. Em suma, o tratamento da obesidade baseia-se num plano dietético e de exercício físico para manter o peso e obter um crescimento correcto no caso das crianças, além de um imprescindível apoio afectivo.
1 – Exercício Físico: deve ser aeróbio e diário, de preferência praticado em grupo e vigiado.
O gasto calórico durante as actividades físicas varia com a dosagem (intensidade e duração) do esforço e do peso do indivíduo, entre outros factores. Pessoas mais pesadas gastam mais calorias do que as pessoas leves a realizar a mesma actividade. A recomendação actual para o controlo do peso corporal é de três sessões por semana, gastando pelo menos 1000 Kcal/semana com actividades moderadas. Isto pode ser conseguido, por exemplo, com 6 ou 7 caminhadas de 30 minutos durante a semana. O ideal é que a pessoa acumule um gasto semanal em actividades físicas de moderada intensidade, na ordem de 2000 Kcal/semana, podendo chegar até 3500 kcal/semana.
2 – Dieta: A dieta não tem de ser hipoproteíca e deve combinar diferentes alimentos para a tornar mais apetecível. É aconselhável comer com calma e pausas regulares.
É necessário uma alimentação equilibrada e actividade física periódica. Para o conseguir, a dieta deve incluir alimentos de cada um dos principais grupos de alimentos: cereais-legumes, frutas-verduras, lácteos e carne-peixe-ovos.
Devem evitar-se todos os alimentos de escasso valor nutritivo e ricos em calorias excessivas. Em geral é preciso reduzir o consumo de gorduras e hidratos de carbono de absorção rápida.
Recomendações:
É conveniente cozinhar com azeite de 1º e temperar com azeite mais refinado (0º) e limitar o consumo de sal.
Evite qualquer ingestão entre refeições, sendo as refeições durante o dia: pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar, com um suplemento de fruta a meio da manhã. É proibido comer enquanto se vê televisão.
Evite qualquer ingestão entre refeições, sendo as refeições durante o dia: pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar, com um suplemento de fruta a meio da manhã. É proibido comer enquanto se vê televisão.
Evitar bebidas açucaradas. As bebidas permitidas são: água, leite ou substituído por queijo ou iogurte e sumos de fruta naturais.
Não se deve adicionar açúcar às bebidas permitidas nem aos alimentos. Pode-se adoçar com sacarina.
Alimentos proibidos:
- Chocolate, doces, pasteis, biscoitos, bolos, bolachas, caramelos, gelados, pastilhas elásticas, etc.
- Pipocas, frutos secos, batatas fritas industriais, etc.
- Pipocas, frutos secos, batatas fritas industriais, etc.
Embora as vantagens psicossociais e médicas da perda de peso sejam claras, há que ter presente os riscos que isso comporta. Os tratamentos radicais usados em adultos não se devem utilizar nos adolescentes. Uma restrição calórica, até moderada, pode afectar o crescimento. Neste sentido a terapêutica dietética da obesidade deve, se possível, dirigir-se mais a limitar a acumulação de gordura do que a restringir a energia.
Existem múltiplas dietas, mas em definitivo a eficácia de um plano terapêutico determinado depende do cumprimento e grau de adequação a cada caso. O aumento do exercício físico permitir-lhe-á ingerir mais calorias durante o tratamento. Também está demonstrado que as normas dietéticas são seguidas quando se tem o apoio da família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário